quarta-feira, 2 de julho de 2014

Joelma

Como um fim de semana pode mudar tanta coisa , nossa vida é um turbilhão de sensações mesmo e nunca por mais que você pensa estar no controle percebe-se que não sabe exatamente nada.
Sábado foi jogo do Brasil como estávamos combinando desde então as meninas vieram em casa para assistir , na visita da tarde o Mero mandou msg e disse que você estava sem febre e com a pressão boa ( lembra que eu disse que a alguns dias as noticias sobre seu quadro eram sempre essas).
Domingo eu ia a tarde com a Eliani , Paty e Helena em um piquenique na Ufscar , ganhamos um bolo de uma confeitaria e íamos fazer fotos com ele , a Ana que estava de folga passou na St. Casa para ter noticias...
Ai que tudo começa , chegamos na Ufscar e recebemos uma msg cortada do Mero dizendo alguma coisa sobre cirurgia Joelma agora , liguei e ele disse que você teve que entrar para uma cirurgia de emergência pouco antes da visita e que a Ana estava lá com a sua mãe e ele tinha ido buscar seu pai.
Fomos direto para St. Casa mas não pudemos entrar seu pai seu irmão e Ana já estavam lá dentro e o que nos restou foi ficar ali fora esperando. É difícil explicar o que se passa nesses minutos Jô uma mistura de medo com sentimento de fragilidade , passa muita coisa na nossa cabeça mas nós mesmo não reagimos a nada é como se as coisas acontecessem em outro lugar e que você apenas esta assistindo a tudo.
Não sei quanto tempo durou mas eles saíram e sua mãe começou a explicar as coisas e a Ana também , o médico passou antes da visita e disse que você estava acumulando liquido na cabeça , que isso não podia acontecer já que ele tem que percorrer a sua medula e que isso estava acontecendo porque você esta com uma bactéria encubada na cabeça  não tem como usar um antibiótico que mate ela na sua cirurgia foi colocado um dreno para que o liquido seja retirado e a pressão da sua cabeça é monitorada em um aparelho que fica ao lado da cama.
Estava muito frio domingo seus pais foram embora e ficamos ali nós 4 parados olhando para o nada , pensando em nem sei o que , eu olhava a parede que divide você de nós ali bem perto sua janela fica bem próxima  da portaria , lembrei da Li me dizer que eu uso xadrez em dias tristes e eu estava assim naquele dia. Íamos ficar para a visita da noite , fomos comer alguma coisa e voltamos para esperar a Ana disse que você estava com a cabeça bem inchada por causa do liquido .
Eu entrei na visita da noite com a Helena para ver você e aquele cheiro de UTI não sai mais do meu nariz , você estava ali tão frágil muito diferente da ultima visita que eu entrei. Seu lado direito esta realmente bem inchado e não sei como os médicos foram ver isso só naquele dia ( lembro da sua mãe comentando isso com a gente dias antes ) , seu olho esquerdo estava bem aberto e a bolsa ao lado da sua cabeça já tinha 250ml do liquido , no aparelho a pressão da cabeça oscilava mas vimos chegar a 0 e nem sabíamos o que era , mas uma enfermeira que acho que sabia menos ainda disse que estava tudo bem. Ficamos ali falando com você sendo mais positivo possível não sei se estava compreendendo mas seus batimentos foram a 114.
Segunda a Flavia entrou com a sua mãe e isso foi muito bom , sei da importância da sua família ali com você mas como sua mãe mesmo diz muitas vezes eles não entendem o que os médicos dizem e ficamos sem noticias concretas , sabemos o quanto a Flavia é PHD em se tratando de medicina e acho que você fez ela entrar.
Nesses últimos dias como eu disse sobre você sabíamos somente de pressão , febre respiração mas noticias do medico mesmo nada e de certa forma ficávamos aliviados porque achávamos que tudo estava corrento bem .. mas não.
O médico veio falar com elas e você esta em coma esta respirando somente pelos aparelhos , esta com um pouco de febre a bactéria que esta na sua cabeça é a KPC mas entraram com o antibiótico ( ele entra com o liquido para tentar eliminar ela e não  deixar se espalhar pelos outros órgãos ) . Você esta com pneumonia em estágio progressivo o que no seu caso é muito grave, voltou a receber sangue e segundo o médico você é salva a todo momento esta bem debilitada e qualquer coisa pode ser fatal. A Flavia perguntou se ele achava melhor transferir você e ele foi bem sincero disse que a parte neurológica da St. Casa é excelente mas que deixa a desejar em outros recursos ele disse que você entrou na St. Casa com 90% de óbito e que por tanto isso já era um avanço até agora ( quase 2 meses). Muita informação né ... pois foi assim que ficamos lá na frente tentando saber o que fazer , sua mãe foi embora eles iam conversar ,  o Mero pode imaginar ele esta tão passado que a unica informação que ele processa é que o antibiótico esta agindo na sua cabeça , mas esqueceu a gravidade da pneumonia , por isso acho que as vezes essas informações eram as importantes mas sempre nos prendíamos a você não ter febre , pressão boa .. e não sabíamos do resto.
A noite o Mero foi e disse a pressão da cabeça estava em 3 o que é muito bom já que vim a descobrir que 0 é morte cerebral ... e seu aparelho chegou a 0 na noite anterior.
Na terça feira eles foram e eu não pude antes de ir conversei com a Ana pelo face e perguntei o que ela achava e ela me disse que apenas por um milagre muito grande .... eu disse para ela que não acredito em milagres.
Agora vou escrever o que a Helena me mandou na msg depois da visita :

Gente muito feliz , um verdadeiro milagre a Jô esta bem , estava acordada , pressão boa e sem febre . Os exames infectológicos deram todos zerados até o médico se surpreendeu a pressão da cabeça esta ótima em 6 e a bactéria da cabeça esta controlada.

Jô não acredito em milagres acredito na sua força de viver , acredito sim que você sentiu todos ali com você e que quando ficamos pedindo por você se pegou a isso... milagres pode ser sim que exista e que você vá dar um depoimento de milagre né ... o que me importa que independente do que for quero você bem e vivendo do jeito que sempre gostou rodeada de amigos falando besteiras e vivendo cada dia .


Nenhum comentário:

Postar um comentário